MegaPost Silent Hill: beleza por trás do medo

Se tem um jogo que sabe como te assustar direitinho, esse jogo é Silent Hill (a série de jogos até o 4, porque não joguei os outros ainda).
Lembro que tinha uma certa aversão ao jogo devido a um trailer que meu irmão me mostrou que passa no início de Silent Hill 4.

 

Depois de ver esse trailer eu pensava "qual a graça de jogar um jogo de terror pra se assustar?" Então eu fui acompanhando meu irmão terminar o jogo e fui vendo que tinha uma história muito bonita por trás do terror absoluto. No final do jogo toca uma música muito massa. 
Pra você saber o quanto eu e meu irmão gostávamos da música, meu irmão chegou a fechar o jogo 3 vezes só para ouvir essa música, na época não tínhamos internet e no jogo não falava o nome da bendita música. Alguns anos depois meu irmão chegou em casa e disse que tinha uma surpresa no pendrive dele, eu coloquei ele no pc e só tinha uma música lá chamada Cradle of Forest, eu cliquei nela e começou a tocar a música do jogo, tipo, fiquei ouvindo ela inteirinha em silêncio, até que meu irmão falou: "descobri o nome da música". 
Tá, tá, a matéria não é sobre mim, é sobre Silent Hill, mas me bateu a nostalgia.
E não é só Silent Hill 4 que a história do jogo é bonita. Bora falar um pouco sobre alguma das melhores histórias de Silent Hill:

SILENT HILL 2


Em Silent Hill 2, por exemplo, o personagem principal, James Sunderland, recebe uma carta de sua esposa Mary, o convidando para ir encontrar com ela em Silent Hill (pra quem não sabe, é a cidade do jogo onde se passa a maior parte das histórias), tudo certo até aí, se não fosse o fato de Mary ter morrido à três anos. James então vai a cidade e começa a procurar por seu amor com a esperança de que ela esteja viva, na cidade ele encontra Maria, uma mulher muito parecida com a sua mulher e esta passa a tentar ajudá-lo, com o passar do jogo vemos que James se sente culpado pela morte da esposa e por isso sua esperança em encontrá-la. Maria morre diversas vezes(sim, diversas vezes ela morre) e em todas James não consegue fazer nada pra evitar, até que na última vez ele se toca do que realmente está acontecendo, todas as vezes em que Maria morre e ele não consegue fazer nada, são para ensinar a ele que não importa o que ele faça ele nunca poderia ter evitado a morte da esposa, após ele perceber isso, James confronta uma versão distorcida de sua real esposa e por fim finalmente consegue falar com ela por alguns minutos, antes dela desaparecer.

SILENT HILL 4

 

 Eu falei, falei de como a história desse jogo era boa e acabei não contando nada sobre ela... hue. Então lá vai. A história desse jogo começa quando Henry Townshend, protagonista do game, acorda e está preso em seu apartamento, sua porta está fechada e trancada por correntes, e seu telefone está cortado. Ele passa cinco dias trancado e sofrendo pesadelos terríveis até que um estranho buraco surge na parede de seu banheiro. Henry entra no buraco que parece totalmente desproporcional a sua parede e aparece no metrô do lado de fora de seu apartamento, só que não o mesmo metrô que ele conhece e sim uma versão distorcida e aterrorizante do metrô. 
O jogo segue com você fazendo diversas missões em lugares bizarros e até sendo perseguido pelo psicopata Walter Sullivan, um assassino louco que o persegue mencionando rituais e podendo mudar para a forma de uma criança, mas sempre voltando ao seu apartamento do nada, como se tudo o que tivesse acontecido não passasse de um sonho. Henry acaba descobrindo que é a última parte de um ritual feito por Walter. Aí é a parte triste.
Quando Walter nasceu, ele foi abandonado ainda bebê por seus pais no apartamento 302, num prédio próximo as redondezas de Silent Hill, lá ele foi encontrado e levado a um hospital pelo síndico do prédio. Como não sabiam quem era os pais da criança, assim que ele se recuperou foi mandado para o orfanato local, que era dirigido pelos membros de uma seita chamada The Order, seita maligna cultuada por alguns membros de Silent Hill. No orfanato, Walter cresce com a idéia de que o apartamento 302 é a sua mãe, e passa a visitá-la quase sempre, ele também acaba sendo influenciado pela religião do orfanato e conhece assim o ritual dos 21 Sacramentos, um ritual que diz que se ele sacrificar 21 pessoas, ele terá poder suficiente para ressuscitar sua mãe.
Esse passa a ser o novo objetivo de vida de Walter e ele então começa a cumprí-lo. Após a 10º vítima, ele acaba sendo preso e se suicida, tornando-se a 11° vítima. Com isso Walter ganha a habilidade de criar um mundo alternativo que o ajudarão a terminar o ritual. 
Ok, e onde Henry Townshend (protagonista) entra na história?
O apartamento dele é o apartamento 302, e ele é também a última pessoa que Walter precisa matar para que "consiga" ressuscitar sua mãe.
Sua missão é impedí-lo, a menos que você queira fazer o final mal.



Um dos finais bons do jogo!

SILENT HILL: SHATTERED MEMORIES 


 Esse é talvez o melhor jogo pra quem quiser conhecer a série, e também é meu preferido. Primeiro, por seu controle ser simples e fácil - ao contrário dos outros jogos onde você tinha que descobrir o que cada botão fazia - e segundo por causa da jogabilidade, onde não se precisa procurar Silent Hill inteira por uma única chave pra abrir uma bendita porta. É, antes desse jogo, Silent Hill era assim: você penava um monte pra resolver quebra-cabeças e achar items como chaves, sendo que cada vez que você jogava denovo, o item poderia mudar de lugar.
Nesse jogo, que foi desenvolvido por um estúdio diferente, foi visado para atrair novos jogadores e acabar com a fama do jogo ser difícil, qualquer pessoa poderá se divertir com ele e não só jogadores hardcores. A trama é uma releitura da vista no primeiro jogo (Silent Hill do ps1), as duas começam iguais sendo que esta segue um rumo diferente. No início do jogo, Harry Mason (o protagonista) está dirigindo pela estrada com sua pequena filha Cheryl, lá fora está nevando muito forte e isso faz com que o carro de Harry derrape e bata em um poste. Ele desmaia e ao acordar, percebe que sua filha sumiu.
Desesperado, seu objetivo é procurar por sua filha no ambiente nada amigável de Silent Hill.
Esse jogo também tem uma inovação bem bacana que mexe com seu psicológico, com apenas algumas perguntas respondidas antes do início de cada capítulo, o jogo se modifica de acordo com suas respostas. Logo no início você é avisado que:
 "Esse jogo brinca mais com você do que você com ele"

 

E pra terminar, vou colocar agora a música que mencionei no começo do post, aquela que falei que meu irmão fechou o jogo três vezes, etc...
O vídeo é uma montagem de cenas de vários Silent Hills diferentes.


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